Oportunidade ORIFLAME

terça-feira, 7 de abril de 2015

Areias de Cascais à moda da Zete

Eu ADORO areias de cascais. Aliás, gosto imenso de ter biscoitos ou bolachinhas em casa, caseiras (de preferência) ou não. 

Quando era menina e moça, a minha mãe fazia todas as semanas um bolo, ou às vezes dois, pois lá em casa eram três formigas brancas, eu e as minhas irmãs, horríveis formigas que devoravam tudo o que viam à frente. Os bolinhos secos e as bolachas também apareciam sempre lá em casa, nem que fosse por uns breves segundos.

As areias de Cascais fazem-me lembrar um pouco esse tempo. São bolinhos secos, que ficam bem com tudo, carregados de sabor adoçam qualquer chá ou café sem graça.

Vamos à receita então.

Ingredientes:

  • 200 gr de farinha
  • 120 gr de açúcar
  • 150 gr de margarina levemente amolecida
  • Casca de 1 limão
  • Casca de 1 laranja
  • Açúcar e canela quanto baste para polvilhar
Modo de Preparo:

Bem simples e rápida esta receita. 
Começamos por, numa tigela, juntar a farinha, o açúcar, a raspa do limão e da laranja.

No lume, pomos a manteiga a amolecer. Pode ser mesmo no microondas, desde que tenham atenção para a manteiga não derreter na totalidade.

Quando tivermos a manteiga levemente amolecida fazemos um buraco no preparado anterior e juntamos a manteiga. 

Misturam tudo, eu usei uma colher inicialmente para não me queimar, mas se tiverem coragem podem começar logo com as mãos. 
Iram ficar com uma mistura que irá parecer areia, façam uma bola homogénea com esta mistura, embrulhem-na em película aderente e ponham no frigorífico por 30 minutos, só o suficiente para que possam moldar a massa com mais facilidade.

Após os 30 minutos retirem a massa. Tenham já à mão um tabuleiro untado com manteiga e farinha, ou um tabuleiro coberto com papel vegetal anti-aderente (que é o que eu uso sempre em biscoitos - podem comprar-lo em qualquer Lidl, pode ser usado mesmo para fazer uma pizza, é óptimo). Moldem a massa em pequenas bolinhas e ponham-nas no tabuleiro.

Vai ao forno por 10/15 minutos, dependendo do forno, a 180º.

Depois de prontos, passem-nos por uma tigela com açúcar e um pouco (um cheirinho só) de canela. Ficam prontos a comer ;)

Enjoy! :D





Sem comentários:

Enviar um comentário