Gosto muito de lasanha. Esta não é excepção claro.
Já tinha feito de bacalhau com brócolos, hoje decidi fazer com espinafres. Ficou muito boa, claro. Como diz o meu pai ficou "desenfastiada", super apetitosa mesmo. O M. repetiu, claro, 3 vezes.
(Serve 5 a 6 porções)
- 600 gr de bacalhau já desfiado e demolhado
- 1 cebola média picada
- 3 dentes de alho picados
- 250 gr de espinafres em folha
- 3 colheres de azeite
- água para a cozedura do bacalhau e dos espinafres
- sal e pimenta para temperar
- 500 ml de molho bechamel
- queijo ralado a gosto
- 1 embalagem de massa fresca para lasanha
Para o Molho Béchamel:
- 4 colheres de sopa de manteiga
- 4 colheres de sopa de farinha
- 500 ml de leite
- sal, pimenta e noz moscada para temperar
Iniciem a receita pondo a cozer o bacalhau e espinafres em água, em tachos separados. Após cozidos escorrem muito bem e reservar.
Num tacho alourem a cebola e o alho, com o azeite. Acrescentem o bacalhau, deixem apurar por 5 minutos e acrescentem, por fim, os espinafres. Incorporem muito bem os ingredientes e rectifiquem os temperos, reservem.
Comecem o molho bechamel. Num tacho derretam a manteiga. Acrescentem a farinha, misturem muito bem até formar uma pasta, deixem cozer ligeiramente e acrescentem o leite, aos poucos. Com a ajuda de uma vara de arames, mexam muito bem, até o molho engrossar (demora cerca de 12 minutos, mais ou menos). Finalizem com um toque de sal, pimenta e noz moscada.
Num tabuleiro de ir ao forno, coloquem um pouco de bechamel no fundo e guardem outro tanto para finalizarem a lasanha. O restante juntem ao preparado do bacalhau com os espinafres.
Iniciem a montagem da lasanha. Ponham duas ou três placas em cima do molho bechamel, seguido de um pouco de queijo, e por fim o preparado do bacalhau, repitam o processo até terminarem com placas de lasanha. Aí juntem o bechamel que deixaram para trás e rematem com queijo ralado.
Vai ao forno por 15 minutos, ou até verificarem que a lasanha está dourada.
Sem comentários:
Enviar um comentário