Ah comer sem culpa. Tão bom!!
Já andava com vontade de inventar um bolinho sem açúcar à muito tempo. Tenho andado a pesquisar, por terras lusas e não só, e tinha chegado à conclusão que a grande maioria das receitas sem açúcar tem ingredientes que eu não tenho em casa e que na maior parte das vezes conheço só de ouvir falar, mas desconheço por completo no que consistem e quais os seus benefícios. Tenho no entanto já uma listinha de compras com alguns desses ingredientes que acho bastante interessantes, serão adquiridos com tempo e sem pressas.
Devo avisar-vos que este bolo ficou tão bom, tão bom, que o M. nem o vai provar (hihihi Shame on me). Em minha defesa, não o comi todo sozinha, obviamente.
Vamos lá então, ver como é feito este pedaço bom caminho, sem qualquer culpa.
Ingredientes:
- 150 gr de Farinha de Trigo
- 50 gr de Farinha de Côco
- 150 ml de Mel (Se quiserem mais doce podem por mais quantidade)
- 1 colher de sobremesa rasa de Fermento em pó
- 1 colher de sobremesa rasa de Bicarbonato de sódio
- Raspa de 1 limão
- Sumo de meio limão (Pus um pouco mais, ainda espremi ligeiramente a outra metade, provem e vejam se está ao vosso gosto)
- 100 ml de óleo de Girassol
- 3 ovos (separados)
- 50 a 80 ml de leite à vossa escolha
- 1 colher de sopa de sementes de papoila (opcional)
Preparação:
Comecem por ligar aquecer o forno a 180º.
Com a ajuda da batedeira batam as claras em castelo e reservem.
Numa taça juntem o mel, as gemas, o óleo e 50 ml de leite, adicionem no fim o sumo e a raspa do limão, misturem muito bem e comecem a acrescentar os restantes ingredientes secos até terem uma massa homogénea.
Por fim incorporem as claras batidas em castelo, e as sementes de papoila. (Aqui entra o restante leite, se verificarem que a massa está muito densa, juntem o restante leite até a massa ficar do vosso agrado)
Untem com manteiga e polvilhem com farinha, uma forma a gosto. Levem o bolo a cozer por 20 a 30 minutos, ou até verificarem, com um palito, que este já está no ponto.
Bom Apetite.
Sem comentários:
Enviar um comentário