A ideia não é de todo original, suponho. Eu fiz com brócolos, há quem faça com outros vegetais, espinafres, couve flor, etc, fica bom de qualquer forma. Bacalhau com natas, é sempre, bacalhau com natas. E ainda bem que assim o é.
Ingredientes:
(Serve 4 Porções)
- 2 cebolas grandes
- 3 dentes de alho
- 60 ml de azeite
- 600 gr de bacalhau demolhado e desfiado (usei ainda congelado)
- 1 embalagem pequena de batata palha
- 200 ml de natas (usei de soja)
- pão ralado q.b.
- 1 cabeça de bróculos grande, sem talo
- sal e pimenta q.b.
Para o molho bechamel:
- 400 ml de leite (usei de amêndoa)
- 40 gr de farinha
- 30 gr de manteiga vegetal
- sal, pimenta e noz moscada q.b.
Preparação:
Comecem por preparar o molho bechamel colocando todos os ingredientes no copo, programem 15 minutos na velocidade 3 a 90º. Reservem e passem o copo por água.
Adicionem a cebola e o alho ao copo, piquem por 15 segundos, velocidade 5. Com a ajuda da espátula, façam descer os pedaços de cebola que se tiverem acumulado nas paredes do copo e juntem o azeite, deixando refogar durante 5 minutos, velocidade 2, temperatura máxima (ST). Aqui aproveitem para cozer os brócolos a vapor, retirem assim a tampa do copo e no lugar dela ponham a bandeja de vapor já com os brócolos cortados em "flores".
Retirem a bandeja de vapor e adicionem o bacalhau ao copo - como eu usei ainda congelado, vou deixá-lo cozer cerca de 10 minutos antes juntar os outros ingredientes, e assim os brócolos também ficam prontos, como tal, vou põr 10 minutos, velocidade 2, temperatura máxima (ST).
Retirem mais uma vez a bandeja de vapor e reservem os brócolos. No copo, adicionem o molho bechamel reservado, as natas e os temperos, programem 5 minutos, velocidade 1, temperatura 90º, tapem com a tampa normal.
Acrescentem os bróculos e envolvam mais 5 minutos, velocidade 3. Por último acrescentem a batata palha e envolvam mais 3 minutos na velocidade 2.
Coloquem a mistura num pirex de ir ao forno, polvilhem com pão ralado e levem ao forno, pré-aquecido, por 20 minutinhos.
Sirvam com salada, beterraba e cebola em vinagre.
Sem comentários:
Enviar um comentário