É uma sopa bastante boa, bem saciante e óptima para nos aquecer naqueles Invernos bem rigorosos.
Cá por casa quem é um grande fã é o M. Adora simplesmente, e pede muita vez para eu fazer. O ano passado não cheguei a fazer e como promessa é promessa, cá está ela.
Ingredientes:
(Cerca de 5 porções)
- 1,5 kg de Cebolas (1 kg + 500 gr)
- 3 a 4 batatas médias, em cubos
- 3 dentes de alhos picados
- Vinho Branco q.b.
- 1 caldo Knorr a gosto (usei de legumes)
- Azeite q.b. (podem usar manteiga, à boa moda francesa)
- Sal
- Vinho Branco Bom q.b.
- água q.b.
- Sal e pimenta a gosto
- Queijo ralado a gosto
- Pão para gratinar
Preparação:
Comecem pela parte mais chata, descascar e cortar 1,5 kg de cebolas. Eu sei, é horrível. Devem cortar cerca de 1 kg em pedaços (não precisam de ser perfeitos pois é para desfazer em puré) e o restante em fatias finas.
Numa frigideira deitem um fio de azeite (ou manteiga) e disponham as rodelas de cebolas, deixem estufar em lume brando. Vão mexendo de vez em quando.
Numa panela deitem um fio de azeite, as restantes cebolas em pedaços, os alhos e refoguem até alourarem. Juntem vinho e deixem que este evapore.
Acrescentem as batatas, o caldo knorr e a água. Coze cerca de 20 minutos.
Após as batatas estarem cozidas, desfaçam-nas em puré e rectifiquem os temperos, pondo sal e pimenta preta a gosto. Acrescentem também queijo ralado a gosto, e as restantes cebolas em rodelas que devem neste momento estar quase que caramelizadas.
Distribuam a sopa em taças de ir ao forno, guarneçam com uma fatia de pão e mais queijo ralado por cima, algumas folhas de salsa seca, e vai ao forno a gratinar. Sirvam de imediato.
Sem comentários:
Enviar um comentário