Andava eu a "passear" pela blogosfera (mais precisamente aqui) e encontrei esta preciosidade. Quem diria que massa e vodka combinariam tão bem. É tão bom, mas tão bom.
"Confort food", não "couch food", no seu melhor. Mnhamy. Só tenho a dizer OMG OMG OMG :D
A receita entretanto alterei-a ligeiramente. Já se sabe, abro o frigorífico e penso "aquilo ficava bem, e aquilo", "e porque não aquilo" - mas a base original está lá. Experimentem, não se vão arrepender.
Para se lambuzarem num sofá perto de vocês. ;)
Para se lambuzarem num sofá perto de vocês. ;)
Ingredientes:
(serve 3 porções)
- 200 gr de esparguete cozido al dente
- 80 gr de tomate seco picado
- 1 cebola pequena roxa picada finamente
- 3 dentes de alho picados finamente
- 1 fio de azeite
- 1 copo de vodka
- 1 embalagem de cerca de 200 gr de polpa de tomate ou tomate em cubos
- 100 ml de Natas (usei de soja)
- 4 cogumelos grandes, laminados
- 1 colher de malagueta em flocos, ou fresca
- Folhas de manjericão cortadas em juliana
- queijo parmesão para finalizar
- Miolo de pinhão torrado para finalizar
- Sal a gosto
Preparação:
Comecem por saltear a cebola e o alho no fio de azeite, cerca de 5-6 minutos. Juntem a vodka e mexam para misturar. Continuem a cozedura, por 3-5 minutos, até esta se evaporar para cerca de metade.
Adicionem a polpa de tomate, os flocos de malagueta e o sal, mexam, deixem cozer mais 3-5 minutos. Juntem os cogumelos e o tomate seco, deixem cozer mais 5-6 minutos, até o molho engrossar e diminuir para metade (Se optarem por poro tomate em lata, o molho demora um pouco mais a engrossar, deverão deixar cozer cerca de 20-30 minutos em lume brando). Adicionem as natas e o manjericão, misturem bem, deixem levantar fervura, rectifiquem temperos, e apaguem o lume.
Disponham a massa numa taça de servir e por cima o molho, misturem bem, até toda a massa estar coberta de molho. Sirvam com queijo parmesão ralado e os pinhões torrados por cima. Acompanhem com um bom vinho tinto, ou mesmo com uma caipiblack.
Tão bom! :D
Sem comentários:
Enviar um comentário