Esta granola fui encontrá-la num dos meus inúmeros livros de culinária. O livro, "Feito em Casa, Conservas", de Dick e James Strawbridge, é bem interessante. Esta receita é completamente diferente da minha, mas o resultado também é bastante bom. Continuo, mesmo assim, a preferir a minha. eheh
É uma óptima prenda, basta pôr num frasco, uma etiqueta bonita, uma fita e já está, faz um vistão.
Ingredientes:
(serve cerca de 1,250 kg)
- 150 ml de óleo de Colza
- 100 ml de água quente
- 200 ml de mel
- 500 gr de flocos de aveia
- 300 gr de frutos secos (amêndoas laminadas, nozes picadas, etc)
- 200 gr de fruta liofilizada (seca/ desidratada)
Pré-aqueça o forno a 160 º.
Junte o óleo, a água quente e o mel numa tigela e envolva com uma vara de arames. Coloque os flocos de aveia e frutos numa tigela grande e misture. Adicione o preparado do mel e mexa até a aveia e os frutos estarem bem envolvidos.
A mistura vai endurecer quando secar. Assim que a granola tiver arrefecido por completo, parta em bocados grandes, misture a fruta liofilizada e guarde num recipiente hermético à temperatura ambiente por um máximo de 2 meses. Em alternativa, pode congelar a granola - conserva-se até 6 meses.
Nota: Eu na minha apenas, no lugar das frutas liofilizadas, juntei pepitas de chocolate negro, arandos secos e algumas sultanas. Ainda ofereci a algumas pessoas. Infelizmente não tenho fotos, ficaram uns frascos muito bonitos.