quarta-feira, 25 de março de 2015

Tarte de Chocolate com compota de Banana e Tomilho

Para começar mesmo bem este blog, algo "pouco calórico", claro. Esta tarte não engorda nada, de nada. Isto, se forem correr uma meia maratona depois. Caso contrário já não é bem assim. Mas é mesmo boa, mesmo para quem não gosta de banana. E óptima para acabar com as bananas que andam à dias na fruteira e já ninguém lhes pega.


Ingredientes:


  • 1 pacote de bolacha Maria;
  • 300gr Margarina
  • 1 Tablete de chocolate de culinária;
  • 2 pacotes de Natas
  • 1/2 chávena de chá, de açucar
  • 1 raminho pequeno de Tomilho (só as folhas)
  • 4 colheres de sopa de água
  • Sumo limão/lima q.b.
  • 2 Bananas grandes bem maduras (eu usei da madeira pus mais, eram pequeninas)

Preparação:

Começamos por picar toda a bolacha. Eu usei a Yammi, mas podem usar o que quiserem, até mesmo uma garrafa e força de vontade, serve. Reservem a bolacha. 

Derretam a manteiga, pode ser mesmo no microondas, tem de estar bem derretida, cuidado para não queimar. Após derreter a manteiga juntam-na à bolacha moída, até criar uma pasta.

Esta pasta vai servir para forrar a vossa tarteira, criando a base da nossa maravilhosa e apetitosa tarte. Quanto à tarteira podem optar por usar as de silicone - neste caso não vale a pena untar nem pôr nada, Ou as normais - estas, se não forem das que a base é removível, aconselho  a forrar com papel vegetal, para facilitar a saída da tarte, se for das que a base é removível, aconselho na mesma o papel vegetal. Facilita imenso e não é preciso ter muito jeito para que a tarte saia linda.

Após forrarem a tarteira (não esquecendo de pôr um pouco de papel vegetal em cima com uns quantos feijões ou arroz, para ajudar na cozedura) vão levar a nossa massa a cozer a 180º, por 15 minutos.

Enquanto a massa coze, iniciam o fondant de chocolate para o recheio. Muito fácil, começam por picar a barra de chocolate inteira e reservam. (Neste ponto se calhar convém dar uma olhadela na massa, já deve estar pronta - retirem e deixem arrefecer). De seguida levam as natas a lume baixo/médio, mexendo sempre até começar a borbulhar. Logo que isso aconteça apagam o lume e juntam as natas ao chocolate. Não mexam de seguida, deixem as natas e o chocolate repousar, para que as natas derretam o chocolate.

Por último tratamos da compota de banana com rosmaninho. Começamos com o açúcar, a água e o sumo de limão ou lima. Deixamos o açúcar derreter, começando a borbulhar juntamos a banana e o raminho de tomilho. Coze até obter ponto de compota.

Voltamos às natas com o chocolate, com jeitinho e sem pressa envolvemos as natas e o chocolate até todo o chocolate estar misturado nas natas.

Por esta altura já teremos a base da tarte preparada, juntamos-lhe a compota de banana e deixamos arrefecer. Arrefecida a compota juntamos por cima o fondant de chocolate e levamos ao frio, por duas horinhas, e está pronto a servir.

Bom Apetite.


Enjoy!



Sem comentários:

Enviar um comentário